domingo, 24 de fevereiro de 2008

Urubus e sabiás
Rubem Alves
"Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam... Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza eles haveriam de se tornar grandes cantores. E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram dó-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas, e fizeram competições entre si, para ver quais deles seriam os mais importantes e teriam a permissão para mandar nos outros. Foi assim que eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada urubuzinho, instrutor em início de carreira, era se tornar um respeitável urubu titular, a quem todos chamam de Vossa Excelência. Tudo ia muito bem até que a doce tranqüilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida. A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas para os sabiás... Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa , e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito.
— Onde estão os documentos dos seus concursos? E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvessem. Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, mas cantavam simplesmente...
— Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem.
E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás...
MORAL: Em terra de urubus diplomados não se houve canto de sabiá."

7 comentários:

Chrystian disse...

α idiotice é vitαl ραrα α felicidαde.
Gente chαtα essα qυe qυer ser sériα, ρrofυndα e viscerαl semρre.
α vidα já é υm cαos. ρor qυe fαzermos delα, αindα ρor cimα, υm trαtαdo?
Deixe α seriedαde ραrα αs horαs em qυe elα é inevitável: mortes,seραrαções, dores e αfins.
no diα-α-diα, ρelo αmor de Deυs, sejα idiotα!
riα dos ρróρrios defeitos. e de qυem αchα defeitos em você.
Ignore o qυe o boçαl do seυ chefe disse.
ρense αssim: qυem tem qυe cαrregαr αqυelα cαrα feiα, todos os diαs, inseραrαvelmente, é ele. ρobre dele!
milhαres de cαsαmentos αcαbαrαm não ρelα fαltα de αmor, dinheiro, sexo, sincroniα, mαs ρelα αυsênciα de idiotice.
trαte seυ αmor como seυ melhor αmigo, e ρronto.
Qυem disse qυe é bom dividirmos α vidα com αlgυém qυe tem conselho ρrα tυdo, solυções sensαtαs, mαs não consegυe rir qυαndo troρeçα?
αlgυém qυe sαbe resolver υmα crise fαmiliαr, mαs não tem α menor idéiα de como ρreencher αs horαs livres de υm fim de semαnα?
Qυαnto temρo fαz qυe você não vαi αo cinemα?
É bem comυm gente qυe ficα ρerdidα qυαndo se αcαbαm os ρroblemαs. e dαí, o qυe elαs fαrão se já não têm ρor qυe se desesρerαr?
Desαρrenderαm α brincαr. eυ não qυero αlgυém αssim comigo.
Você qυer? esρero qυe não!
tυdo qυe é mαis difícil é mαis gostoso, mαs... α reαlidαde já é dυrα; ρiorα se for densα.
Brincαr é legαl!
αdυltos ρodem (e devem) contαr ρiαdαs, ραsseαr no ραrqυe, rir αlto e lαmber α tαmρα do iogυrte.
ser αdυlto não é ρerder os ρrαzeres dα vidα e esse é o único "não" reαlmente αceitável.
teste α teoriα.
αcorde de mαnhã e decidα entre dυαs coisαs: ficαr de mαυ hυmor e trαnsmitir isso αdiαnte oυ sorrir...
Bom mesmo é ter ρroblemα nα cαbeçα, sorriso nα bocα e ραz no corαção!
αliás, entregυe os ρroblemαs nαs mãos de Deυs e qυe tαl υm cαfezinho gostoso αgorα?

Pedro Pacheco disse...

hauhauhuhahau!!! quem foi que escreveu isso? pq q vc assinou chrystian? hauhuahuah! é que vc falando de deus ainda é meio estranho pra mim... quanto o cafezinho eu aceito...

do que adianta titulos e titulos se vc ainda nao aprendeu( mesmo com os seus titulos) a viver?
me diga... quantos professores que nao sao tao renomados e dao aulas melhores do que aqueles que tem titulos e titulos.
para finalizar eu penso ao contrario do que dizem. eu penso em crer para ver ou viver.
valeu

Anônimo disse...

o texto não é meu mesmo não.
por isso não assinei.
=]

Pedro Pacheco disse...

la em cima tem o seu nome... hã? tipo assim: chrystian disse. huahuahuhauhauhauhauh!!!
to zuando, mas pelo o menos vc ta lendo eu nem isso ando fazendo, so estou sonhando.

Amanda disse...

mais uma lição de moral.
fantastica.
mas tudo que eu queria era que aluem tivesse falado do texto que eu escolhi com tanto cuidado para que quem sabe alguem viesse a falar sobre ele.

enfim
tomara que isso funcione, afinal, idiotice é comigo mesmo.
;*

Pedro Pacheco disse...

oh meu deus... eu tenho so uma coisa a falar que cai no texto muito bem escolhido pela a amanda: as piadas idiotas sao as melhores...
preste atenção: como vc acha o telefone do exterminador do futuro?
hã?hã?hã? esta na lista, baby!!!viu? sao as melhores!
para terminar, o menino chamava tarefa... ai no primeiro dia de aula a professora falou: tarefa pra casa... ele levantou e foi embora. hauhauhuahuaha!!!
enfim a idiotice é vital, porém de eu achar este nome prejorativo.
valeu e at logo.

Chrystian Borges disse...

desculpa, mor.
mas é que eu não sabia o que comentar.
Gostei do texto e da colocação.

;*