segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

carta ao Colégio Dinâmico


Goiânia, 12 de fevereiro de 2008.
Aos diretores e coordenadores do Colégio Dinâmico,
No final do ano de 2005, quando fazia 2º ano colegial, resolvi que queria estudar em um colégio de verdade que não fosse feito só de obrigações e estudos, mas que me empenhasse a estudar, já que esse não era o meu forte apesar das boas notas. Diante disso resolvi fazer a entrevista no tão renomado Colégio Dinâmico. Fiquei maravilhado com a estrutura, as opções de coisas a fazer: as artes, a dança, a música, o xadrez e, principalmente, o teatro. Falei a minha mãe: "É aqui que eu quero estudar". Apesar da dificuldade financeira, minha mãe fez a minha vontade e me colocou no Dinâmico.
Estudei um semestre inteiro lá. Conheci pessoas fantásticas. Tive ótimos professores. Mas o que mais marcou minha breve permanência no colégio foram as aulas de teatro na terça-feira ao final da tarde. Aquele era o momento em que eu (e todos os meus colegas de teatro) tirávamos todo aquele peso e cansaço que os estudos traziam durante a semana. Aquele era meu momento de esquecer de tudo e relaxar. Saía de lá outra pessoa.
Mas você que está lendo isso deve estar se perguntando: "Onde ele quer chegar com isso?". Bem, fiquei triste ao saber que o Dinâmico está virando um colégio como todos os outros. Foram despedidos os professores de xadrez, música e dança. O teatro, ao que parece, vai ser aos sábados para que os alunos do terceiro ano não participem. Fiquei triste, pois tenho amigos que hoje fazem terceiro ano e vão sentir o tanto que aquelas duas horas durante a semana farão falta. E, ao invés de procurar essas horas de descanso e relaxamento no teatro, na dança, no xadrez ou na música, alguns deles procurarão isso em festas e/ou bares, o que os deixará muito mais cansandos. O que trará a queda do rendimento deles e, consequentemente, a não aprovação no vestibular.
Digo que vai cair porque, nesse último ano, todas as pessoas que eu conheço que continuaram no teatro no terceiro ano passaram no vestibular para universidades públicas em ótimas colocações. Posso até citar nomes e cursos: João Paulo Machado Godoy – 11º Lugar Direito UFG, Renata Beatriz de Oliveira Fagundes – 3º lugar Audiovisual UEG e 58º Lugar Direito UFG, Luciana Cabral de Melo - 3º Lugar Jornalismo UFG e 5º Lugar Audiovisual UEG, Ramayana Regis Cavalcante – 5º Lugar Artes Cênicas UFG e esperando resultado da UnB, Chrystian Fernando Araújo Borges – 2º Lugar Matemática UFG e 12º Lugar Administração FGV, Luiza Lucena de Albuquerque – 4º Lugar p/ Segundo semestre de Medicina Veterinária UFG, Arthur Prado Fleury Magalhães – Ciências Biológicas UFSC, Pedro Felipe de Lima Pacheco – 14º lugar Educação Física UNIFESP e 1º lugar da lista de espera na UFSCAR, dentre vários outros alunos.
Esses nomes provam que o teatro (e não só ele, como a música, a dança e o xadrez) ajuda no rendimento dos alunos e era o diferencial do Dinâmico. Nós ex-alunos e os atuais alunos que conheço estão inconformados com a nova política e estrutura de ensino do colégio e gostaríamos de pedir encarecidamente, por gostarmos tanto desse colégio que nos ajudou, para que seja repensada essa atitude. O ser humano não é feito só de obrigações e deveres. Ele precisa de lazer.
Agradeço a atenção,
Chrystian Borges
Terceiro ano no Colégio Dinâmico
Ex-estudante da UEG
Aprovado na 1ª fase da USP
2º lugar na UFG
12º lugar na FGV

11 comentários:

Anônimo disse...

Pia você falou TUDO. TUDO mesmooo .... você TEM que mandar isso pra oscalina

Não
Mlelhor
eu vou no recreio ler isso pra ela
okaspoksaoksaksa
quero ver ela me ignorar
vou ler por Jefferson
rpo Catelan
pra escola interia se puder
queroo ver alguem mudar alguma coisa naquela escola :D
;*

Chrystian Borges disse...

irrul!

kaoskaoksoaksoaks

isso ae filha!

a gente podia mandar imprimir e colocar lá né!

skaoskoaksoaksoa

\o

Amanda disse...

nao nao
sem rebelião
eu acho que se a gente quer conseguir alo, tem que ser organizado
eu sou a favor de conversar com a oscalina
vamos eu e a werneck conversar com ela, catelan e jefferson durante o recreio
a gente entrega a carta e diz o que pensa
garanto que tem mis gente que vai nos apoiar nisso
o/
vamos a guerra.
uhuul

Chrystian Borges disse...

eu tava brincando, mor, quando disse pr imprimir e pregar lá.
skaoskoaksoaksoaksao

afinal, eu assinei a carta!

skoaskoaksoaksoa

\o

Chrystian Borges disse...

e... ah...

já mandei pra eles...
mas via saber quem lê essa carta né?

acho que eles nem olham mais esse email do colégio.
o site tá sem atualizar tem 8 anos.

Amanda disse...

kkkkkkkkkkkkkkk
e-mail do coleio?
nããão
isso nao vai render
a gente leva lá.
;D

Anônimo disse...

é a gente vai ...

Pedro Pacheco disse...

aió a carta ta perfeita... mas acho que ficaria legal e atenderia muito aos ouvidos dos leitores ( que serao os coordenadores do colegio) se houvesse uma frase do genero: a aula de teatro servia e servirá de momento relex para que nos, alunos, voltemos com gas total aos estudos. as vezes somente uma noite de sono bem dormida nao basta para ficarmos 100% e seria muito melhor se o colegio fornecesse um local para o extravasamento do estress, do que o aluno procurar isso em festas que somente os deixarao mais cansados.
falta organiza a ideia mas ta ai!!!
to com saudades de todos vcs!!!
valeu

Chrystian Borges disse...

legal a idéia.
vou tentar encaixar!

\o/

vlw

Pai disse...

e aí?
o que achou?

Pedro Pacheco disse...

fico bom!!!agora sim ta pronto pra ser enviado, mas seria legal, bom e um ato de honra ( não sei se é honravel) que conversássemos com a mônica primeiro porque isso pode acarretar problemas pra ela!